NBR 15575 Norma Desempenho

garantia de qualidade nos imóveis habitacionais

R

Atenda a exigências para linhas de crédito de Apoio à Produção na CEF

R

Tranquilidade para o seu cliente

R

Segurança, conforto e sustentabilidade garantida

R

Tecnologia e inovação em imóveis habitacionais

Preencha o formulário a abaixo para receber uma proposta

O que é Norma Desempenho?

Trata-se de uma Norma, dividida em seis partes, que estabelece critérios objetivos de desempenho e os métodos de avaliação para os sistemas construtivos, com o intuito de verificar o atendimento aos requisitos definidos. Em resumo, a ABNT NBR 15575 estabelece o conforto mínimo que sua casa ou apartamento deve ter.

Com a Norma desempenho, sua empresa

Atende aos requisitos do Regimento SiAC do PBQP-H seja ele na versão 2017 ou 2018

Atende requisitos mínimos obrigatórios para atuantes na área de construção civil habitacional;

Está adequada a linha de crédito Apoio à Produção da CEF – Caixa Econômica Federal;

Adquire materiais e contrata serviços adequados às normas de engenharia civil, diminuindo problemas após a entrega do imóvel

 

Reduz manutenções pós obra, ou seja, a realização de assistências técnicas

 

Dispõe de manual de uso e operação adequado para que o usuário possa ser responsável pela manutenção apropriada do imóvel, dentre outras vantagens

 

E os benefícios para o cliente?

A Norma de Desempenho traz regras que privilegiam o consumidor final e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários. Desta forma, todos devem respeitar os critérios da Norma, garantindo assim, um imóvel com a qualidade mínima esperada. A ABNT NBR 15575 aborda sobre os níveis de segurança, conforto e sustentabilidade para cada um dos sistemas que compõem um edifício: estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações.

Um ponto importantíssimo enfatizado na norma, é que o usuário (morador) tem responsabilidades para manutenção do seu imóvel, evitando assim, falhas ocasionadas por ele e que anteriormente eram repassadas ao construtor.

As novidades da Norma

Trata-se de uma revolução conceitual na indústria da construção civil, uma vez que os níveis de desempenho para as edificações habitacionais estão diretamente relacionados à tecnologia e à inovação do setor. Empresas que possuem certificação no Regimento SiAC do PBQP-H devem atender a Norma de Desempenho (NBR 15575). Tal exigência também é uma cobrança àquelas empresas construtoras que buscam a linha de crédito Apoio à Produção na CEF – Caixa Econômica Federal.

Redução de custos

A AGQ Brasil dispõe de uma equipe técnica formada por arquitetos e engenheiros para lhe auxiliar no cumprimento das exigências da Norma de Desempenho. De forma prática e com foco na redução de custos, você terá o auxílio necessário para a definição das tipologias construtivas de forma correta, o que favorece a economia com a realização de ensaios laboratoriais.

 

 

NOSSA METODOLOGIA

Com uma equipe preparada, temos dado suporte a vários profissionais e a diversas construtoras do Brasil, desde a fase de elaboração do memorial descritivo de uma edificação até o desenvolvimento do manual de uso, operação e manutenção do imóvel.

Todas as etapas que envolvem os estudos preliminares, a definição do perfil do empreendimento, o acompanhamento do anteprojeto e da concepção do projeto, a elaboração de planos de controles tecnológicos, o auxílio técnico nas adequações para a conformidade da execução dos serviços, as orientações sobre o processo de entrega e assistência técnica pós-entrega são desenvolvidas de acordo com as características da sua obra.

A metodologia de consultoria da AGQ BRASIL é validada em mais de 700 empresas em todo o Brasil e pode ser prestada de maneira presencial ou semipresencial.

Precisa adequar ou implementar a Norma de Desempenho ao seu empreendimento?

Conheça os produtos disponibilizados pela AGQ Brasil para atender ao requisitos da NBR 15575 Norma de Desempenho

Memorial Técnico Descritivo

Documento que abrange todos os requisitos da Norma de Desempenho, conforme as características do seu empreendimento, aborda os estudos iniciais para análise do desempenho térmico, desempenho lumínico e sobre o índice de redução sonora ponderado (Rw) para os componentes críticos, servindo de base para a concepção dos projetos.

PDE (Perfil de Desempenho da Edificação)

O PDE é um documento exigido pelo Regimento Geral do SiAC do PBQP-H.  Considerado como uma entrada de projeto, o PDE traz definições sobre os requisitos dos usuários e contempla os níveis de desempenho definidos para a sua edificação habitacional.

PCT (Plano de Controle Tecnológico)

Documento que compõe o Plano de Qualidade da Obra, relaciona os meios, as frequências e os responsáveis pela realização dos ensaios dos materiais a serem aplicados e dos serviços a serem executados no seu empreendimento, visando comprovar o atendimento às normas técnicas aplicáveis (incluindo a Norma de Desempenho) e aos requisitos dos projetos.

 

Análise de Projetos

Com o objetivo de verificar se os projetos desenvolvidos para o seu empreendimento atendem os requisitos da Norma de Desempenho, a análise crítica é realizada com o intuito de apontar os itens em conformidade com a ABNT NBR 15575:2013, os requisitos não conformes e as ações que devem ser tomadas para as devidas adequações.

Adequação de especificações técnicas para materiais

Os materiais empregados na obra possuem funções específicas para a obtenção do desempenho e o nosso trabalho é levantar todas as informações que você precisa solicitar a cada fornecer e quais informações analisar nos laudos e relatórios técnicos disponibilizados pelos fabricantes.

Adequação dos procedimentos de execução de serviços

Um dos pontos chaves para o atendimento a Norma de Desempenho é justamente a adequação dos métodos de execução dos serviços para que haja o acompanhamento de cada etapa de forma específica, por isso é de extrema importância que suas instruções de trabalho sejam adequadas conforme as exigências da ABNT NBR 15575:2013.

Simulação para análise do desempenho luminoso natural

Durante o dia, as dependências da edificação habitacional devem receber iluminação natural conveniente. Para fins de garantia que o nível mínimo seja alcançado é importante que você faça os estudos necessários na fase de concepção do projeto. E por isso, nossa equipe realiza a simulação recomendada e aceita atualmente pela Norma de Desempenho, conforme método de cálculo definido na ABNT NBR 15215-3 – Iluminação natural – Procedimento de cálculo para a determinação da iluminação natural em ambientes internos.

Análise do desempenho luminoso artificial

As condições de iluminação artificial interna precisam ser satisfatórias e devem atender as Normas Brasileiras vigentes, resultando na realização de atividades com conforto e segurança. Mesmo que sua empresa construtora não faça a instalação de lâmpadas ou luminárias nas unidades construídas, é necessário que você disponibilize as especificações corretas para que seu cliente faça a aquisição desses dispositivos e obtenha a iluminância mínima requerida. Lembre-se: desempenho e eficiência devem andar juntos!

Análise do desempenho térmico

A análise do desempenho térmico para os fechamentos da edificação (vedações verticais e coberturas) é realizada de acordo com o método de cálculo estabelecido na ABNT NBR 15220 – Desempenho térmico de edificações e através de simulações computacionais por softwares específicos. O ideal é que sua construtora faça os estudos na fase de anteprojeto, pois as características climáticas do local e dos sistemas construtivos ditam o atendimento ou não aos critérios estabelecidos pela Norma de Desempenho.

 

Elaboração de uso, operação e manutenção do imóvel

Além das características definidas no memorial descritivo, o manual do proprietário, o manual das áreas comuns e o manual do síndico é elaborado com todas as informações requeridas pela Norma de Desempenho e pelas demais normas técnicas aplicáveis. A função desses documentos é orientar os proprietários e a administração do condomínio sobre suas principais obrigações e os quesitos que envolvem a durabilidade da edificação. Os fatores relacionados ao projeto e execução da sua obra são apenas o ponto inicial. O correto uso e manutenção, principalmente a manutenção preventiva, condiciona a vida útil do empreendimento e por isso é imprescindível que os cuidados e as rotinas necessárias sejam repassados a todos os envolvidos de forma clara e detalhada.  

Conheça alguns de nossos clientes

Vamos começar?

 

Solicite uma proposta e receba o contato da nossa equipe para conversarmos sobre o seu projeto

AGQ BRASIL BH

Rua Maestro Justino da Conceição, 339
Sala 102, Bairro Candelária
Belo Horizonte/MG
CEP: 31510-260

Fone: (31) 4101-1033

AGQ BRASIL SP

Rua Joaquim Floriano, 397
2º andar, Bairro Itaim Bibi
São Paulo/SP
CEP 04.534-011

Fone: (11) 3198.3604

 

INFORME PÚBLICO

A Diretoria da AGQ Brasil declara seu envolvimento, comprometimento, apoio e interesse no Sistema de Compliance, com desejo e disposição para assegurar a eficiência do Sistema e incentiva sobre a importância da aderência aos requisitos do sistema de Compliance e aos princípios de ética e integridade constantes no CÓDIGO DE CONDUTA.

Informe seus dados para receber os E-books

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This