AGQ Brasil | Como funciona o PBQP-H para o pequeno construtor?
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
3038
post-template-default,single,single-post,postid-3038,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Como funciona o PBQP-H para o pequeno construtor?

Como funciona o PBQP-H para o pequeno construtor?

Primeiramente, o que é PBQP-H?

É o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat criado para ser utilizado apenas em empresas no ramo da construção civil, com objetivo de colocar em ordem o setor no que se refere à melhoria na qualidade habitacional da população.

A ideia é que, com o passar do tempo, haja uma equivalência no mercado da construção civil, fazendo com que sejam criadas formas construtivas mais baratas, com mais qualidade, diminuindo o grande déficit habitacional que hoje vivemos e que todas as classes tenham acesso a isso.

E que essa equivalência no mercado não seja apenas nas construtoras, mas sim em todas as empresas, direta ou indiretamente ligadas a esse mercado, como depósitos, empresa de laudos e calibrações, mão de obra comum e especializada, contabilidades e responsáveis pelo gerenciamento e descarte dos resíduos causados pela construção civil.

Qualquer construtora pode adquirir o PBQP-H?

A resposta é SIM!

Qualquer construtora que esteja legalmente registrada, cumprindo com seus deveres perante a lei e resoluções pode adquirir o selo de qualidade PBQP-H.

A empresa, antes de tudo, sendo ela uma construtora, segundo a Lei Federal nº 5194/66 e a Resolução nº 336/89, precisa estar credenciada junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomiade seu estado e possuir um engenheiro responsável pela mesma, sendo ele registrado ou terceirizado. É obrigatório que o engenheiro também esteja em dia com seus compromissos com o Conselho.

Igualmente a essa parte legal obrigatória, você construtor necessita também atender requisitos de segurança dentro de sua obra, fiscalizado pelo Ministério do Trabalho, como uso de todos os equipamentos necessários de proteção individual e coletivo necessários pelos seus funcionários, exames em dia, treinamentos necessários realizados…

E, tão importante com os dois itens anteriormente citados, desde 2013, as construtoras, com obras residenciais devem atender a NBR 15.575, a tão em alta Norma de Desempenho. A mesma veio para tratar sobre obras que tragam conforto para o seu usuário durante a utilização, seja ele térmico, acústico, lumínico ou outros.

Parece complicado?

Mas temos que deixar bem claro que nenhum dos três itens citados acima foi exigido primeiramente e exclusivamente pelo Programa, como já mencionado acima, são solicitações advindas de leis e normas exigidas quando uma construtora é aberta.

 

Mas sou um pequeno construtor, para mim é viável?

Claro que sim! As normas de sistemas de gestão são elaboradas para que empresas de qualquer porte possam aderir as mesmas. Inclusive, o pequeno construtor com menor número de funcionários e menor porte da obra, irá encontrar um processo mais curto e menos volumoso. A implantação, com a orientação correta, será feita de forma simples e objetiva.

Os requisitos da norma são únicos e independentes da dimensão da construtora, mas a forma de atendê-los serão ajustados a sua realidade. Vamos a alguns exemplos:

Item 7.2 da Norma – Competência

Deve-se determinar qual a competência necessária que você irá exigir do seu funcionário e comprová-la. Se for um pequeno construtor, terá em seu quadro uma pequena quantidade de funcionários para determinar e comprovar a competência, em contra partida, uma construtora de porte maior terá que executar o mesmo item da norma, por exemplo, cem vezes.

Item 8.5.2.2.da Norma – Rastreabilidade

Deve-se garantir que os materiais utilizados em obra sejam rastreados para verificar sua qualidade. Como exemplo o concreto com fim de estrutural utilizado em uma obra deverá ser moldado um corpo de prova e posteriormente rompido para verificação de sua resistência. Em uma obra de pequeno porte, é fácil perceber que a quantidade de corpos de prova a serem moldados, relatórios emitidos e controle dos formulários serão bem menores.

Item 8.6 da Norma – Liberação de obras e serviços

Deve-se haver verificação de todos os serviços executados para se ter certeza que todas as etapas foram aprovadas e liberadas para a próxima. Novamente é nítido que a quantidade de serviços a serem inspecionados em uma casa é bem menor que em 5 torres de prédios.

Vemos acima então que, você pequeno construtor, terá que cumprir todos os itens que a norma exige, mas sempre dentro da realidade e contexto em que se encontra.

Principais vantagens do Programa

O PBQP-H trás para você o controle de várias partes da empresa que inicialmente não parecem importantes, mas que é onde se encontra a economia e mudança de visão.

O controle de pedido e chegada de materiais reduz o desperdício em obra e evita às compras de última hora, os grandes vilões da negociação com os fornecedores. Bem como o controle de serviços executados economizam retrabalho na atividade e dificuldade nas atividades que dependem da mesma.

O planejamento da obra juntamente com o cronograma auxilia para que seja acompanhada a evolução da obra mês a mês, evitando entregas atrasadas e consequente desperdício de recurso não programado. Infelizmente não é pouco comum que os valores orçados não consigam ser seguidos, pois fatores como desperdício de materiais e retrabalho não são mensurados quantitativamente.

Controle das entregas das obras, com vistoria de entrega, diminuindo o pós-obra, visto apenas como custo. E verificação da satisfação do seu cliente, um ótimo indicador da qualidade dos produtos que está entregando, analisando pontos fracos que levarão ao aperfeiçoamento do serviço e nos pontos fortes adquirindo clientes fiéis que se tornarão seus melhores vendedores.

São muitas as vantagens em se implantar um sistema dentro de sua empresa, que irá gerir a qualidade de todos os processos importantes para que seu produto seja controlado e monitorado, e seus resultados sejam claros e objetivos. Todo o sistema será realizado e construído de acordo com a realidade da empresa independente se você é pequeno ou grande construtor.

Nossa equipe de consultores da AGQ Brasil está preparada para te auxiliar nessa caminhada, fazendo com que ela seja prazerosa e com muitos benefícios.

 

QUERO RECEBER UM CONTATO