Porque uma norma que está em vigor desde julho de 2013, começou a ganhar maior “importância e visibilidade” somente agora, após cinco anos de existência?

Para empresas que buscam a certificação ou para as que já são certificadas, desde o início de 2017, o Regimento do SIAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil) do PBQP-H passou a exigir o cumprimento da ABNT NBR 15575:2013 nas auditorias de certificação e recertificação, sendo estabelecido um prazo para as construtoras realizarem as adequações necessárias.

Porém, o que muitos acham, é que as exigências da Norma de Desempenho são obrigatórias apenas para empresas de construção civil certificadas no PBQP-H ou para aqueles que realizam obras com recursos do Governo Federal. É neste ponto que encontramos um grande equívoco, pois todos que desenvolvem projetos e/ou executam obras residenciais, já teriam que estar atendendo totalmente a ABNT NBR 15575 desde a data de sua publicação, independente da certificação ou não da empresa.

Voltada para edificações habitacionais, a Norma de Desempenho já está há algum tempo no mercado, mas infelizmente ainda é pouco conhecida no meio dos que trabalham na indústria da construção civil.

Tal fato não exime o atendimento dos requisitos normativos pelos projetistas, pelas incorporadoras e construtoras, que já deveriam ter implementado as adequações necessárias para os empreendimentos habitacionais.

Atualmente levar informação e esclarecimento para os profissionais é um grande desafio! Muitos ainda, por desconhecimento das obrigatoriedades, estão desenvolvendo projetos sem saber das premissas exigidas pela ABNT NBR 15575, resultando em escolhas de sistemas incorretos, em retrabalhos na obra e até mesmo levando as empresas construtoras a terem um custo alto com a realização de ensaios laboratoriais.

Sentindo essa carência no mercado, a equipe Master Desempenho da AGQ-Brasil, está disposta a ajudar a disseminar de forma prática os conhecimentos adquiridos sobre a ABNT NBR 15575, oferecendo, e-book”s, cursos, palestras e consultorias específicas para cada projeto e adequada para qualquer tipo e porte de obra.

 

Mayra Junqueira

Arquiteta e Urbanista

Master Desempenho AGQ Brasil

 

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *