Muitas pessoas me abordam sobre dúvidas entre a ISO 9001 e o PBQP-H, por esse motivo escrevo para esclarecer e mostrar as vantagens de ambos e como uma empresa pode ser beneficiada com um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Primeiramente, vamos iniciar pelo termo SGQ que gera ainda muitas dúvidas nas pessoas, este sistema quer dizer que determinada empresa segue um padrão confiável na prestação de serviço e/ou produção de um determinado produto.

 

NBR ISO 9001

A ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade é uma Norma mundial que pode ser implementada em empresas de qualquer tamanho ou porte e área de atividade (construtora, escola, farmácia, hospital etc.). Essa Norma contém uma série de requisitos que devem ser implantados na empresa criando assim um padrão de realização para um determinado serviço ou produto, sendo seu principal objetivo aumentar a confiabilidade e satisfação do cliente.

Regimento SiAC do PBQP-H

Já o Regimento SiAC – Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras, é um projeto do PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat aplicável apenas a empresas no setor da construção civil, limitando-se a empresas que realizam serviços no escopo de Obras de Edificações, Obras de Saneamento Básico, Obras Viárias e Obras de Arte Especiais.

O Regimento SiAC foi elaborado com base na ISO 9001, porém para que fosse aplicável às empresas de construção civil, alguns itens extras foram incorporados ao Regimento que são característicos desse tipo de atividade, como a lista de serviços e materiais controlados, manual de uso e operação do imóvel, plano de qualidade da obra, dentre outros.

Esse Regimento busca a melhoria no setor da construção civil, levando as empresas da área a criarem um sistema de gestão que permita a padronização de seus serviços e produtos.

Relação entre ISO 9001 e Regimento SiAC

Como dito, o Regimento SiAC foi criado com base na ISO 9001, ou seja, ele possui todos os itens da ISO 9001 porém com um “plus” que é aplicável apenas às empresas da construção civil.

Quando uma empresa implementa o Regimento SiAC, ela automaticamente está implantando requisitos que atende a ISO 9001, sendo assim, é possível que em uma única auditoria a empresa conquiste duas certificações, o que considero vantajoso e viável. Isso é possível apenas se a empresa implantar a ISO 9001:2015 em conjunto com o Regimento SiAC 2018. Mas, conto-lhe que o contrario não é possível, pois como disse antes, há itens no Regimento SiAC que não existem na ISO 9001, por isso não tem como conquistar o Regimento SiAC sem que haja a implantação dos requisitos específicos dele.

 

O Regimento SiAC do PBQP-H é uma certificação compulsória para empresas que buscam Apoio à Produção, a linha de crédito exclusiva da Caixa Econômica Federal. A ISO 9001 é uma certificação que pode ser compulsória ou voluntária, pois para atender algumas empresas de grande porte ou para exportações, pode ser exigida a certificação por esse cliente que vê a sua implantação um diferencial competitivo e uma forma de garantia de produto ou serviço com meios de controle.

 

Vantagens

Bom, quanto as vantagens… existem várias sendo elas:

– Aumento da satisfação dos clientes

– Organização dos processos e setores da empresa

– Aumento e melhoria do controle de perda de matéria prima

– Melhoria na prestação de serviço e/ou produção do produto

– Redução de custos, dentre outras.

 

Confesso que mesmo já conhecendo várias vantagens de um sistema de gestão da qualidade e tendo atendido dezenas de empresas, ainda me deparo com vantagens que clientes nos demonstram durante e pós a implantação. Acredito que sua empresa só tem a ganhar, pois com um SGQ você e sua equipe sempre estará buscando a melhoria contínua, um dos itens abordados na pela ISO 9001 e Regimento SiAC do PBQP-H.

 

 

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *