As principais mudanças do Regimento SiAC (PBQP-H) 2018

 

Após uma longa espera, foi publicado em Junho/2018 o Regimento SiAC 2018 do PBQP-H. Revisão que era esperada, para que o Regimento pudesse novamente estar alinhado com a ISO 9001:2015.

Após a publicação da ISO 9001:2015, ocorrida em Outubro/2015, as empresas construtoras estavam realizando a implantação de um sistema de gestão da qualidade em uma Norma e um Regimento cujo os requisitos estavam bem diferentes, o que dava um pouco mais de trabalho. Temos relatos de várias empresas que abandonaram a certificação ISO 9001 ou estavam implementando apenas o Regimento, pois o desencontro entra ambas aumentava um pouco o trabalho e o tempo para conclusão do processo de implantação ou migração do sistema de gestão.

Ao se alinhar com a ISO 9001, toda a estrutura da norma foi compatibilizada, assim como às demais Normas da família ISO, através do Anexo SL, o que facilita bastante sua implantação ou migração, sendo que, ambas falam a mesma linguagem.

Mas vale lembrar que o Regimento SiAC possui, na nova versão, todos os itens da ISO 9001:2015, mas o contrario não, pois a ISO 9001 é uma norma aplicável a qualquer tipo de empresa e o Regimento SiAC apenas às empresas de construção civil.

A FAD – Ficha de Avaliação de Desempenho torna-se, nessa nova versão, uma forma de demonstrar o atendimento à Norma de Desempenho, desde que, incorporada em projetos e seus requisitos cumpridos. Ela está presente nos itens 8.1.1.1; 8.3, 8.6.1 e 8.5.1.1 do Regimento SiAC 2018.

Para auxiliar na mudança ocorrida entre o SiAC 2017 e SiAC 2018, fizemos uma correlação entre as normas, comparando as mudanças ocorridas em todo o Regimento. Há mudanças que não são relacionadas ao Regimento Geral, ou seja, não são requisitos a serem implementados, mas que são de suma importância e serão consideradas pelo Organismo de Avaliação da Conformidade – OAC (Certificadoras) nas certificações, supervisões e recertificações.

Para acessar o arquivo, clique AQUI.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *